• O CLUBE

O Clube Náutico de São Martinho do Porto nasce como uma delegação do Grupo Desportivo Concha Azul, com o intuito de desenvolver os Desportos Náuticos, constituindo-se como associação em 11 de Agosto de 1986, tendo como outorgantes Afonso Henriques de Sousa Meca, Homero Franco da Silva, Luís Manuel da Conceição Rodrigues, Ana Mafalda de Morais Bettencourt da Câmara Correia e Ricardo Alexandre Meca de Sousa, assumindo Homero Franco da Silva o leme desta embarcação.
Muito contribuiu para que o estatuto da Baía como área portuária não fosse alterado, garantindo, ao longo da sua existência, a criação, manutenção e gestão das suas infra-estruturas e do próprio Porto, assegurando todo o apoio aos navegadores de recreio e o fundear das suas embarcações no Porto de São Martinho, consagrado no Regulamento do Porto, publicado no Diário da República.
A promoção da prática de desportos náuticos, a organização de regatas e de outras provas náuticas e a sua participação através dos seus associados e estes em representação do Clube Náutico, são os grandes objetivos desta associação.
O embrião destas actividades e a sua continuidade é garantido pelas Escolas de Vela – Optimist, L’Equipe, Laser e Raquero – e de Formação de Navegadores de Recreio – Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa e Patrão de Alto Mar.
A sua responsabilidade como colectividade desportiva recreativa e cultural é ainda maior com o reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública, que ostenta desde 1995.

CNSMP – DEPARTAMENTO DO GRUPO DESPORTIVO CONCHA AZUL (1985)
CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO (1986)

A Lota - 1ª Sede

OS NOSSOS CORPOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA

GERAL

PRESIDENTE
Manuel Valle Domingues
VICE-PRESIDENTE
Luís Antunes Bairrão
SECRETÁRIO
António Prôa

DIRECÇÃO

PRESIDENTE
Alexandre Quadrio
VICE-PRESIDENTE
Luís Coimbra
VICE-PRESIDENTE
Montserrat Simão
VICE-PRESIDENTE
João Loureiro
SECRETÁRIO
Manuel Figueira
TESOUREIRO
Paulo Veiga
VOGAL
João Pinto Eliseu
VOGAL
Silvestre Robalo
VOGAL
Henrique Rosa

CONSELHO

FISCAL

PRESIDENTE
Francisco Rita
VICE-PRESIDENTE
Cristina Lino Neto
SECRETÁRIO
Luís Soares de Mello

MEMBROS HONORÁRIOS E DE MÉRITO

Luís Chicharro Robalo

CURRICULUM VITAE

O Tio Luís, de nome completo Luís Chicharro Robalo, nasceu a 22.02.1936, e, ao contrário do que muitos poderão pensar, nasceu na Nazaré, tendo ao fim de 30 dias vindo para São Martinho onde foi batizado.
Fizeram-no ao mar com 8 anos de idade, destacando-se na sua actividade a pesca da lagosta, ex-líbris de São Martinho pela sua qualidade e sabor bem específico, e muito especialmente pela quantidade que se pescou e exportou.
Parte para Lisboa, depois para a Ponta do Cabo na África do Sul, deambulando por toda a costa africana com destaque para o Cabo Branco na Mauritânia, estendendo-se até Marrocos e entrando pelo Mediterrâneo a dentro.
Aos 45 anos regressa a São Martinho mantendo-se em actividade até aos 56 / 57 quando passa à reforma. Esta situação durou por pouco tempo, tendo em 1995 assumido funções como operador do Porto ao serviço do Clube Náutico de São Martinho do Porto.
Ao longo de todo este tempo, é ele que cuida das instalações, do guindaste, da porta de Mar, da subida e descida das embarcações, da colocação das poitas, da gestão do fundeador, do vái-vem permanente, sendo de todo impossível elencar tudo o que sabe e faz com esmero, com brilho e, acima de tudo, com responsabilidade.

SÓCIO DE MÉRITO – DELIBERAÇÃO

O Clube Náutico e São Martinho do Porto, todos os pescadores, apanhadores de algas, navegadores de recreio e todas as pessoas que usam ou passam pelo Porto, têm no Tio Luís uma referência, um Farol que tem iluminado todo este cais e toda a actividade que aqui se desenvolve, com um profundo conhecimento das artes do Mar, cor rigor e exigência, uma sabedoria feita do saber fazer, de muitos anos de navegação, de muitos mares, sempre com a sua disponibilidade, educação, e, em especial, com um sentido de serviço e de segurança de pessoas e de bens, pondo-o muitas vezes acima da sua pessoa.

A Direcção do Clube Náutico entendeu por unanimidade e aclamação ser da mais elementar justiça propor, assinalando desta forma os seus 80 anos de vida, à Assembleia Geral a atribuição da categoria de Sócio De Mérito a Luís Chicharro Robalo, tendo a Assembleia Geral, realizada no dia 25 de Março de 2017, aprovado a proposta da Direcção por unanimidade e aclamação.

Maurício Arnaldo Perira de Sá
Comandante

CURRICULUM VITAE

O Comandante Maurício, de nome completo Maurício Arnaldo Pereira de Sá, nasceu a 27.11.1931, na Foz do Douro, Porto, estando há muito radicado em Alfeizerão e mantendo uma profunda ligação a São Martinho do Porto.

Habilitado com os cursos Elementar e Complementar de Pilotagem da Escola Náutica, actualizou-se em Meteorologia e Oceanografia na ENIDH, e está certificado com os Cursos de Formação, Pedagógica do IEFP e de Formadores do FORPESCAS.

Embarca, como Piloto, na Marinha Mercante de 1953 a 1957, transitando para a Marinha de Pesca em 1958, onde permanece até 1989, exercendo durante 26 anos funções como Comandante.

Em 1990 assenta como Formador, na Delegação de Peniche da FORPESCAS, onde se manterá até 2003, nos domínios de Navegação, Comunicações e Marinharia Técnica.

Paralelamente, em 1995, assume a função de Coordenador Técnico Pedagógico e Formador da Escola de Formação de Navegadores de Recreio do Clube Náutico de São Martinho do Porto, ministrando os cursos de Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa e Patrão de Alto-Mar, entendendo reformar-se em 2015.

SÓCIO DE MÉRITO – DELIBERAÇÃO

O Clube Náutico pode-se orgulhar de, durante todos estes anos, ter uma Escola de referência nacional que formou gerações e gerações de Navegadores de Recreio, sem um único desaire, saindo com uma excelente preparação para enfrentar esta Mar, pelo rigor e exigência, completado por uma informação e conhecimentos profundos que o Comandante Maurício soube sempre transmitir aos formandos. A sua disponibilidade, educação e boa disposição conseguiram criar dinâmicas de grupo e muitas relações de amizade dentro destes.

A Direcção do Clube Náutico entendeu por unanimidade e aclamação ser da mais elementar justiça propor à Assembleia Geral a atribuição da categoria de Sócio De Mérito ao Comandante Maurício Arnaldo Pereira de Sá e a atribuição do seu nome à Sala de Formação da EFNR do Clube Náutico de São Martinho do Porto, tendo a Assembleia Geral, realizada no dia 25 de Março de 2017, aprovado a proposta da Direcção por unanimidade e aclamação.

A Direcção do Clube Náutico entendeu por unanimidade e aclamação ser da mais elementar justiça propor, assinalando desta forma os seus 80 anos de vida, à Assembleia Geral a atribuição da categoria de Sócio De Mérito a Luís Chicharro Robalo, tendo a Assembleia Geral, realizada no dia 25 de Março de 2017, aprovado a proposta da Direcção por unanimidade e aclamação.

DOCUMENTOS ÚTEIS

 

ESTATUTOS
LEGISLAÇÃO

OS NOSSOS CARTAZES