O Clube Náutico de São Martinho do Porto nasce como uma delegação do Grupo Desportivo Concha Azul, com o intuito de desenvolver os Desportos Náuticos, constituindo-se como associação em 11 de Agosto de 1986, tendo como outorgantes Afonso Henriques de Sousa Meca, Homero Franco da Silva, Luís Manuel da Conceição Rodrigues, Ana Mafalda de Morais Bettencourt da Câmara Correia e Ricardo Alexandre Meca de Sousa, assumindo Homero Franco da Silva o leme desta embarcação.
Muito contribuiu para que o estatuto da Baía como área portuária não fosse alterado, garantindo, ao longo da sua existência, a criação, manutenção e gestão das suas infra-estruturas e do próprio Porto, assegurando todo o apoio aos navegadores de recreio e o fundear das suas embarcações no Porto de São Martinho, consagrado no Regulamento do Porto, publicado no Diário da República.
A promoção da prática de desportos náuticos, a organização de regatas e de outras provas náuticas e a sua participação através dos seus associados e estes em representação do Clube Náutico, são os grandes objetivos desta associação.
O embrião destas actividades e a sua continuidade é garantido pelas Escolas de Vela – Optimist, L’Equipe, Laser e Raquero – e de Formação de Navegadores de Recreio – Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa e Patrão de Alto Mar.
A sua responsabilidade como colectividade desportiva recreativa e cultural é ainda maior com o reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública, que ostenta desde 1995.
CNSMP – DEPARTAMENTO DO GRUPO DESPORTIVO CONCHA AZUL (1985)
CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO (1986)